Tuyo e Hyena Tapes lançam minidocumentário “Nude”, trazendo à tona narrativas plurais sobre beleza
10 de julho de 2018
Sensível e potente, filme apresenta depoimentos do elenco que protagonizou o clipe de “Amadurece e Apodrece”
O que é beleza para você? Essa é uma das perguntas respondidas pelas 16 pessoas entrevistadas no minidocumentário “Nude, de onde vem a beleza”, realizado pela Tuyo em parceria com a Hyena Tapes. O filme, composto pelo mesmo elenco do clipe de “Amadurece e Apodrece”, perpassa questões como representatividade, aceitação e autoestima. Reunindo depoimentos plurais, a proposta é visibilizar formas diversas de beleza e referências múltiplas de protagonismo estético.
“Todo mundo repetiu a palavra ‘padrão’. E, se repetiu, é porque está muito forte. A intenção é mostrar outro padrão possível, diferente do qual a gente é exposto e está acostumado. Cada pessoa abre o coração e vamos entendendo pontos de vista diferentes. Então, o documentário vem para aprofundar o clipe, mostrando o que as pessoas estavam sentindo naquele momento. É uma conversa, uma troca de ideia para enxergar embaixo da superfície”, comenta o diretor Alexandre Spiacci.
Ao lançar novos olhares sobre beleza, “Nude” traz um contraponto a estereótipos socialmente aceitos como norma. Em peças publicitárias, por exemplo, os/as personagens protagonistas são predominantemente brancos/as, com cabelo liso e biotipo corporal magro/musculoso, conforme mostra o estudo “TODxS – Uma análise da representatividade na publicidade brasileira”. Realizada pela agência Heads, a pesquisa analisou 5.834 peças na TV e 1.183 posts no Facebook.
“A ideia não é lutar contra um padrão, mas estabelecer novos padrões e diluir os que já existem, equiparando o universo. É sobre se enxergar mais nos lugares, nos espaços e no outro. Quanto mais parecido você é com aquela pessoa que vê, mais bonito você se acha. Enxergar-se em outra pessoa é se sentir igual e incluso, é fazer parte. ‘Nude’ fala sobre se sentir belo, descobrir a própria beleza e reconhecer o que é belo”, reflete Lio, que integra a Tuyo em conjunto com Lay e Machado.
A beleza do coletivo
A temática abordada pelo documentário permeia a Tuyo desde 2017, quando foi lançado o clipe de “Amadurece e Apodrece”. Com direção de Leticiah Futata e coreografia assinada por Milena Stemberg, o vídeo busca fortalecer a beleza do coletivo apostando na elegância e na sutileza para causar um efeito impactante.
Repleto de semelhanças e diferenças, o clã é o elemento central do clipe, com coreografia executada majoritariamente por não dançarinos. “São rostos e corpos semelhantes aos nossos, para transmitir a ideia de muitos de nós mesmos. Criamos um cenário familiar na intenção de reforçar a ascendência e a identidade da Tuyo”, diz Lio.
—
Sobre a Tuyo
Tuyo é um trio de folk futurista que cria uma fusão entre o orgânico e o sintético num labirinto de voz, violão e beat. Com um som flutuante, letras existenciais e elementos lo-fi, a trinca de compositores paranaenses mescla o violão denso de Machado com o trabalho vocal audacioso das irmãs Lio e Lay Soares.
Em 2017, a Tuyo lançou seu EP de estreia, “Pra Doer”. Com quatro faixas, o álbum apresenta um trabalho consistente e carregado de identidade, fluindo entre o antigo e o recente. Uma música que toca a alma e reverbera o encontro da violência com a elegância.
Sem medo de sair da superfície, Lio, Lay e Jean dialogam ora com a poesia da América Latina, ora com a ferocidade irônica que a vida exige. Apresentando um show repleto de força e sensibilidade, a Tuyo é um desses acontecimentos que despertam a habilidade de sentir e de se emocionar. Uma simbiose mística entre o belo, o triste e o visceral.
Para este ano, os artistas preparam o álbum “Pra Curar”, além de um single em parceria com a cantora e compositora Bruna Mendez e o Cafofo Estúdio, de Goiânia (GO). O trio também está em turnê com shows nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.