Trabalho infantil combatido por meio da conscientização

29 de agosto de 2018

Programa Aprofunde Seu Olhar inicia no município de Campo Largo

Educação e cultura a favor do combate ao trabalho infantil. A Parabolé Educação e Cultura promove, junto à Prefeitura de Campo Largo, com o incentivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte, o projeto Aprofunde Seu Olhar – combate ao Trabalho Infantil. A proposta consiste em uma série de ações que envolvem diferentes profissionais, todos vinculados à rede de proteção à infância e adolescência, no município. Com o objetivo de estimular a conscientização sobre o tema, prevenir casos e contribuir para que, de fato, haja o enfrentamento ao trabalho infantil, professores da rede municipal, técnicos e educadores vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, representantes do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e demais convidados participarão de formações, debates e sensibilizações sobre o tema. Um dos intuitos também é valorizar a escuta ativa e amorosa da criança como exercício diário, entendendo-a como sujeito que vive, sente e, principalmente, brinca. Um olhar mais sensível pode favorecer a identificação de alguns casos de exploração, especialmente na escola, em função da proximidade com a criança, continuamente.

Atualmente, no Brasil, de acordo com dados do MPT (Ministério Público do Trabalho), são 2,7 milhões de crianças e jovens de 5 a 17 anos trabalhando irregularmente  no país. “Através de uma equipe interdisciplinar, que inclui arte-educadores, educadores, pedagogos, psicólogos, e outros profissionais, faremos um trabalho, principalmente, de conscientização, no sentido de despertar o olhar do adulto para questões relativas à criança e às infâncias, bem como para o brincar em contraponto com o trabalhar. De tal maneira, esperamos contribuir para que determinados elementos da rede de proteção possam ser articulados entre as secretarias envolvidas, de modo que a criança e seus direitos sejam assegurados”, explica Thiago Domingues, coordenador do projeto. Serão apresentadas questões sobre o que é o trabalho infantil, a concepção de infância na atualidade, o que caracteriza trabalho infantil, mitos e verdades sobre o tema, principais formas de trabalho infantil, responsabilidades e limites dos profissionais envolvidos, sugestões e possibilidades de enfrentamento ao problema.

O evento de abertura é quinta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 18h30min, no Salão Paroquial da Igreja Presbiteriana de Campo Largo. O início é marcado por uma palestra sobre o tema, com o Psicólogo Doutorando Marcos Alan Viana, seguida de uma apresentação teatral com quatro cenas em que algumas formas de trabalho infantil e determinados aspectos socialmente difundidos serão ilustrados, como o exemplo de crianças que atuam no comércio informal, vendendo balas no semáforo e apresentando atrações artísticas, um casal do campo debatendo o futuro do filho, uma diarista sendo orientada adequadamente pelo profissional responsável, além do diálogo esclarecedor entre uma mãe e um filho, a respeito dos afazeres diários e sua distinção frente ao trabalho infantil. O projeto ainda contará com a sensibilização de crianças da rede municipal de educação a respeito do tema, incentivo à prática de diferentes brincadeiras e jogos tradicionais ao longo da vida escolar, e também fora dela.

Festival

Ao término do projeto, mas um constante recomeço, em relação à criança, será realizado o Festival das Infâncias – pelo Direito ao Brincar. Um evento aberto à comunidade, em que as famílias serão recebidas pelos profissionais do desenvolvimento social e da educação, arte-educadores, brincantes e por todos aqueles que sensibilizarem-se com o tema, em defesa do brincar como elemento estruturante da vida, principalmente, da criança, que não pode ser desconsiderado do adolescente, também presente na rotina do adulto e, ainda, comum para o idoso. Um dia de celebração à infância, de valorização das vivências lúdicas, gratuitas, espontâneas, simples, diferentes do mundo do trabalho precoce.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.