Planeje-se para as doações de sangue do final de ano
21 de dezembro de 2017
Todas as unidades estarão fechadas para coleta e ambulatório nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º/01. Nos outros dias, o atendimento varia de acordo com a Regional de Saúde. O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, comenta que reservar um tempo para doar é um ato de cidadania. “Nossa preocupação é que as pessoas se lembrem do seu dever cívico e empático em doar sangue antes e depois das celebrações, sabendo que contribuíram para salvar vidas”, fala.
Para que os estoques se mantenham em níveis adequados em todos os 384 hospitais credenciados, o Hemepar precisa de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês. Isso significa uma média de 700 a 800 doações por dia.
DOAÇÃO – Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto.
“É importante que as pessoas não esqueçam de doar sangue, precisamos da solidariedade dos doadores. A doação é rápida e segura, feita em pouco tempo. É um gesto simples que pode beneficiar até quatro pessoas”, diz Hastchbach.
Após o procedimento, o doador permanece por mais 15 minutos no estabelecimento, onde recebe um lanche. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.
Saiba onde doar aqui.
BENEFÍCIOS – Quem realizou três doações durante 12 meses, pode solicitar emissão de certificado de Doador Fidelizado. Este certificado dá direito a uma série de benefícios, como meia-entrada em shows, espetáculos de teatro, cinema e outros eventos.
Confira aqui o horário de final de ano dos Hemonúcleos, Hemocentros e UCTs do Paraná.