Ouvir música no carro afeta o humor do motorista
3 de outubro de 2017
Possuir um carro sem ar-condicionado ou vidros elétricos até vai lá, afinal basta girar a manivela para os vidros abrirem e refrigerar o ambiente. Agora ficar sem um sistema de som, por mais simples que seja, é um mimo que poucos muitos motoristas abrem mão.
Escutar música enquanto dirige é tão automático como acelerar e frear. E muitos não percebem, mas as melodias são capazes de mexer com o humor do condutor durante o trânsito. Essa foi a constatação de uma pesquisa encomendada pela Ford ao aplicativo de música Sportify e à Universidade de Nova York.
Algumas descobertas que surgiram do levantamento foram surpreendentes. Uma delas é que temas tristes ou melancólicos, como ‘Back to Black’, de Amy Winehouse, ‘Sorry’, de Justin Bieber, ou ‘The Winner Takes it All’, do Abba, podem ajudar a começar o dia com uma carga de energia que dura até duas horas.
As músicas têm em comum a combinação de uma batida rítmica forte com uma sensação melancólica que, segundo a pesquisa, muitas pessoas preferem ao dirigir. O estudo faz parte do trabalho da Ford para aprimorar a experiência sonora dentro dos veículos, com a evolução de vários aspectos técnicos.
A iniciativa rendeu uma coletânea de 25 canções com pode ser conferida no Spotify com o nome de ‘Science of sound’ (Ciência do som).
Confira a lista de reprodução da Ford Europa para uma condução mais feliz:
1. Titanium (feat Sia) – David Guetta
2. Sorry – Justin Bieber
3. Beggin’ original version – Madcon
4. Don’t you worry child (feat John Martin) – Swedish House Mafia
5. The winner takes it all – ABBA
6. Wake me up when september ends – Green Day
7. What went down – Foals
8. Kids – MGMT
9. Shake it out – Florence + The Machine
10. Green light – Lorde
11. Mr. Brightside – The Killers
12. Insomnia – Faithless
13. Lean on (feat. MØ & DJ Snake) – Major Lazer
14. Power (feat Stormzy) – Little Mix
15. Chained to the rhythm – Katy Perry
16. Ciao adios – Anne-Marie
17. Everybody’s Changing – Keane
18. This is what you came for – Clavin Harris
19. Black hole sun – Soundgarden
20. The final countdown – Europe
21. Buck Rogers – Feeder
22. Hometown Glory (High Contrast Remix) – Adele
23. Back to Black – Amy Winehouse
24. Summertime Sadness (Lana Del Rey vs. Cedric Gervais) – Lana Del Rey
25. Run – Foo Fighters
Energia e valência
Os cientistas identificaram duas características-chave da música que influenciam o humor: a ‘energia’, batida e tempo do som; e a ‘valência’, sua profundidade, emoção e sentimento. Juntos, esses elementos podem servir como um tônico para animar até a viagem mais monótona.
Na pesquisa, motoristas de vários países da Europa ouviram listas de músicas selecionadas com diferentes combinações de ‘energia’ e ‘valência’. O seu humor foi conferido por meio de questionários respondidos imediatamente antes e depois e em intervalos de uma hora após dirigir pela manhã.
As trilhas com uma batida energética e alegre, com ‘alta valência’, funcionaram bem, mas as trilhas tristes, usando a escala menor de notas musicais, com ‘baixa valência’, também mostraram a mesma popularidade.
“Em toda a pesquisa, músicas com um alto nível de energia deixaram nossos testadores empolgados para enfrentar o dia”, diz Amy Belfi, neurocientista cognitiva da Universidade de Nova York, especialista em efeitos da música no cérebro.
Segundo ele, o mais intrigante é que as músicas mais propensas a ter um efeito positivo também podem ser reflexivas e melancólicas. “As músicas ‘tristes’ podem realmente nos fazer sentir bem sobre nós mesmos. Elas podem nos lembrar, por exemplo, de experiências difíceis que superamos e com as quais aprendemos.”
“Nesse experimento, focamos em como a ‘energia’ e ‘valência’ da música podem afetar o humor ao longo do dia”, completa Koppel Verma, doSpotify, que assessorou o projeto.
O estudo revelou ainda que não são só músicas ‘pop felizes e energéticas’ que funcionam de manhã. Ao analisar a playlist de motoristas, percebeu-se que muitas tinham um número alto de músicas melancólicas.
“Pesquisas anteriores já mostraram que a viagem da manhã é um período importante e agora podemos usar nossos dados para ajudar o motorista a preparar seu humor para o resto do dia”, finaliza Koppel.