ONG Parceiros do Mar fazem limpeza no Superagui e encontram lixo internacional

17 de setembro de 2018

Microlixo, canudo, lacres e tampas de garrafa PET são os grandes vilões.

No último final de semana a ONG Parceiros do Mar em parceira com mais de 30 voluntários promoveu a coleta de lixo na orla da Unidade de Conservação do Superagui, no Paraná. Foram recolhidos 47 sacos de lixo o que deu um total de 120 quilos de resíduos tirados da areia e da área de restinga, que chamou a atenção pela quantidade de lixo internacional. Essa é a quarta limpeza das praias que a ONG realiza com parceiros no litoral do Paraná apenas no segundo semestre, com o objetivo de envolver e conscientizar a comunidade sobre o problema do lixo.

“O que mais encontramos nas limpezas é o chamado microlixo, que são objetos já em decomposição. O microplástico também é muito presente, bem como os canudos, muito daqueles lacres de plástico e as tampinhas e garrafas PET. Chamou a atenção a quantidade de lixo internacional, com rótulos de países asiáticos. Além disso, há bastante resíduo de pesca como redes e isopor, um dos materiais mais poluentes que existem”, conta Silvia Turra Grechinski, diretora da ONG Parceiros do Mar. Também foram recolhidos canos e restos de construção, bem como lixo hospitalar e vestimentas.

A limpeza deste sábado foi uma parceria entre a ONG Parceiros do Mar com a Associação Mar Brasil, Instituto Meros do Brasil, ICMBio, Centro Acadêmico de Direito da PUC, Coletivo Lara de Lemos, Grupo de Mulheres do Superagui.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.