Museu Guggenheim disponibiliza online e gratuitamente mais de 200 livros e catálogos de arte
26 de outubro de 2017
Se você um dia desejou aquela invejável coleção de livros de arte em uma estante alheia, e sofreu por não ter visto as centenas de incríveis exposições já realizadas no passado em grandes museus, como o Guggenheim, em Nova Iorque, a internet veio para ao menos amenizar sua dor e expandir seus conhecimentos.
Enquanto a máquina do tempo não é inventada, para permitir que visitemos de fato as exposições do passado, o museu Guggenheim disponibilizou grande parte de seu acervo de catálogos de suas exposições, além de uma bela quantidade de livros de arte online e gratuitamente.
O processo de digitalização levou alguns anos, e agora os livros e catálogos estão disponíveis para acesso e download, tanto em PDF quanto em ePub, e de graça, no site Internet Archive. Desde temas específicos, como Picasso e os anos de guerra, ou Expressionismo, uma intuição alemã, ou mesmo o livro Do espiritual na arte, de Kandinsky, tudo está posto para livre acesso – em inglês.
Se quiser conhecer exposições de artistas como Paul Klee, Robert Rauschenberg, Francis Bacon, Max Ernst, Mark Rothko, está tudo lá – da arte chinesa do século XX às obras de artesãos ancestrais do Peru.
A possibilidade de acesso e disseminação de conteúdo é possivelmente o aspecto mais incontestavelmente transformador e positivo que a internet nos trouxe – e, ainda que não substitua a experiência presencial de estar diante de uma obra, a melhor maneira de fazer valer essa maravilhosa porta aberta ao conhecimento e à arte é mergulhando de cabeça no acervo de um dos grandes museus americanos em todos os tempos.
Malevich, Klimt, Munch, Lichtenstein, Giacometti, Chagall e muitos outros esperam por você.