Lute como uma garota! Designer lança marca de camisetas manifesto

2 de maio de 2017

A Peita não quer ser apenas mais uma marca de camisetas engraçadinhas, mas uma causa para popularizar a discussão sobre o feminismo

Inspirada em manifestações espontâneas que via pelas ruas e em temas de discussão do grupo feminista que participa, a designer curitibana Karina Gallon, de 30 anos, decidiu produzir algumas camisetas all-type (estampadas apenas com texto, sem imagem) com os dizeres: lute como uma garota.

Sem medir muito bem o impacto que aquilo teria, Karina queria mais é fazer a mensagem rodar, sem muita teorização sobre o tema. “Eu queria que aquilo saísse do nicho, para que as pessoas na rua olhassem a mensagem e pensassem nela, nem que fosse por um minuto. Assim já estava valendo”, diz.

Com o apoio de amigas e de parceiros (os designers Cris Pagnoncelli e Eduilson Cohan), produziu algumas peças para as manifestações pelos direitos das mulheres no último dia 8 de março. “Fizemos uns testes de impressão naquele dia mesmo. Produzimos algumas e fomos para a marcha no centro da cidade. A ideia nem era começar um negócio, mas ali na marcha eu tive a prova que o produto funcionava e que o conceito estava certo. Foi tudo muito espontâneo”, conta.

Projeto ganhou corpo após boa aceitação nas manifestações do dia 8 de março. (Foto: Rosemere Cordeiro)

O projeto logo tomou forma e assim nasceu a Peita, que não quer ser apenas mais uma marca de camisetas engraçadinhas, com dizeres inteligentes, mas uma causa. É vestir (literalmente) as opiniões e levá-las para as ruas para fomentar discussões transformadoras. O foco das camisetas da marca será inicialmente a luta das mulheres, mas sem fechar os olhos para outros temas relevantes.

“Queremos incluir e falar com os homens também. Pretendemos lançar uma com ‘homem que é homem chora’. Não queremos ter essa separação de gênero, também queremos que eles se identifiquem com a marca. A ideia não é bater e sim caminhar juntos”, Karina.

Como comprar e próximos passos

A loja online da Peita está há menos de um mês no ar e vende quatro cores da camiseta “Lute como uma garota”. Além das opções tradicionais de tamanhos para adultos, há também modelo infantil e body para bebês. As entregas em Curitiba são feitas de bicicleta.

Karina agora pretende lançar três novas coleções. A primeira deverá ter a política como tema e será toda em português. As outras duas terão foco no humor provocativo e em fatos históricos do feminismo.

Fonte

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.