Ernani Buchmann lança livro nesta terça-feira (18)
14 de setembro de 2018
Depois de dez anos, o escritor Ernani Buchmann volta à ficção com o livro Balada emCinco Tons de Chumbo Grosso, a ser lançado dia 18 de setembro na Semana Literária/Feira do Livro, promovida pelo Sesc na Praça Santos Andrade.
Autor de diversos livros de crônicas, pesquisas históricas e roteiros cinematográficos, a última incursão de Buchmann pela ficção havia em 2008, com os contos de O Bogart Curitibano.
“Balada é uma novela literária, espécie de romance curto. A ação se passa em Curitiba, narrada quase inteiramente em forma de monólogo”, conta o escritor. A apresentação é do escritor Guido Viaro, que destaca o fato do autor “desalinhar o tempo, espelhar olhos e ouvidos, emprestar vida a múltiplos narradores, que por sua vez criam seus próprios focos narrativos e tempos particulares”.
Sua primeira investida na área ficcional havia sido em 1999, com Os heróis da Liberdade, composto por contos encadeados, formando um conjunto. O livro esgotou duas edições de 1500 exemplares e foi adaptado para o cinema. Antes havia publicadoOs heróis da Liberdade, composto por contos encadeados, formando um conjunto. O livro esgotou duas edições de 1500 exemplares, tendo sido adaptada para o cinema.
Ernani Buchmann é coordenador de Jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e presidente da Academia Paranaense de Letras. O projeto gráfico do livro é de Vera Andrion, impressão da Gráfica Monalisa e a edição é da Fecomércio PR.