Duncan Jones dedica novo filme a seu pai, David Bowie
20 de fevereiro de 2018
Duncan Jones, diretor cinematográfico e filho de David Bowie, dedicou seu próximo filme, “Mute”, ao pai, falecido há pouco mais de dois anos. E, pelo que ele contou em entrevista para o The Times, Bowie está presente como uma grande influência estética e narrativa no longa.
Jones contou que, ao escrever o roteiro, procurou por uma localidade multicultural. Ele pensou em Berlim, cidade principal do filme e lugar onde passou boa parte da infância na década de 1970, quando seu pai gravou a famosa Trilogia de Berlim – Low, Heroes e Lodger, respectivamente. Ele se apaixonou pelo local e decidiu revisitar nesse filme de ficção científica.
“Tive a chance de experimenta-la de um jeito único, estando aqui nos anos 1970 e em algumas outras vezes no decorrer das décadas. E lá aconteceram muitas coisas que me vem à cabeça nesse ano, que espelham muitos dos assuntos importantes em ‘Mute’. Isso é, culturas imigrantes em uma cidade estrangeira, querendo ficar ou chegar na cidade, ou querendo sair. E Berlim é a perfeita metáfora para tudo isso.”
Bowie também inspirou a narrativa do filme, protagonizada pelo bartender mudo Leo (Alexander Skarsgård).
“Muitas histórias são sobre a natureza da paternidade. Mas o que faz um bom pai? Há várias coisas que meu pai falou sobre se colocar um pouco mais embaixo d’água, além de onde você consegue alcançar com seus dedos. É isso o que eu quis passar com ‘Mute’. Fiz um filme que era um pouco desconfortável e inesperado, e mais sombrio do que as pessoas esperam. Fiquei nervoso fazendo isso. Mas um nervoso bom.”
Esse será o quarto filme dirigido por Duncan Jones. Antes, ele dirigiu Lunar (2009), Contra o Tempo (2011) e Warcraft – O Primeiro Encontro (2016). “Mute” estreia na Netflix dia 23 de fevereiro.
https://www.youtube.com/watch?v=oOUCIL5LYQ0