Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 de janeiro de 2018
Hoje, 30 de janeiro, é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. A data surgiu porque em 30 de janeiro de 1869 foi publicada a primeira história de quadrinho brasileira: “As Aventuras de Nhô-Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte”, do cartunista Angelo Agostini.
E Curitiba tem uma história forte ligada aos quadrinhos. A Capital paranaense já foi a principal produtora de histórias em quadrinhos do Brasil. Além disso, Curitiba foi à primeira cidade a inaugurar uma Gibiteca pública no mundo, em 1982.
Nas últimas décadas, mais de 250 publicações foram lançadas aqui em Curitiba, com 128 personagens recorrentes, como os famosos Curitibinha, o Gralha e a Loira Fantasma.
Essa história começa em 1978, quando a Grafipar veio para Curitiba e tornou-se a primeira grande editora de quadrinhos a sair do eixo Rio-São Paulo. O sucesso foi tão grande que nomes como Bonini, Franco de Rosa, Nelson Padrella e Cláudio Seto se mudaram para Curitiba, alugando casas próximas umas das outras, no bairro São Braz. Nascia ali a lenda da Vila dos Quadrinhistas e iniciava-se também um duradouro relacionamento da cidade com a chamada nona arte.
Se você ainda não conhece a Gibiteca, fica no Solar Do Barão na Rua Presidente Carlos Cavalcanti 533 – Centro, Curitiba – PR.