Decreto vai permitir funcionamento de food trucks nas ruas de Curitiba
29 de junho de 2017
Um decreto da Prefeitura de Curitiba vai permitir o funcionamento de food trucks nas ruas da cidade. Atualmente, os veículos só tem permissão para funcionar em locais fechados, terrenos particulares ou eventos abertos ao público. A proposta pretende ampliar os pontos de venda para os empresários do setor.
A prefeitura informou que vai lançar um edital de chamamento público para convocar os donos de food trucks interessados em trabalhar nas ruas da capital. Ainda segundo a prefeitura, não há data definida para que isso ocorra. Curitiba tem entre 30 e 40 empresas atuantes no ramo.
De acordo com o decreto, os food trucks vão poder ficar apenas em locais onde exista área de estacionamento e devem pagar R$50,60 por dia ao munícipio. Os pontos permitidos para o funcionamento serão sugeridos pelos donos de food trucks que se apresentarem ao chamamento público.
A administração municipal vai analisar as sugestões de locais trazidas pelos empresários e conceder a autorização para o funcionamento, considerando que o food truck não pode atrapalhar o trânsito e nem ficar perto de escolas ou hospitais. Além disso, a presença do empresário não pode apresentar concorrência a pontos de comércio que vendam o mesmo tipo de produto.
Cada food truck poderá permanecer no mesmo local por, no máximo, 15 dias, segundo o decreto. A Secretaria Municipal de Saúde vai fazer uma inspeção nos veículos, antes de liberar o funcionamento nos pontos escolhidos.