David Byrne faz playlist contra trump

David Byrne lança playlist musical em resposta a ofensas de Trump

9 de fevereiro de 2018

David Byrne fez uma dura crítica ao presidente americano Donald Trump por meio da música. Após comentários recentes de Trump sobre países africanos e da América Central, em que chamou essas nações de “buracos de merda”, Byrne criou uma playlist chamada de “The Beautiful Shitholes” (“Os Maravilhosos Buracos de Merda”, em tradução livre). A playlist contém diversas bandas e artistas de países dos locais que o americano ofendeu, com uma curadoria especial feita pelo próprio ex-vocalista do Talking Heads.

A intenção de Byrne é de gerar empatia através da música, com uma verdadeira mistura de sons, estilos e nacionalidades de artistas que, segundo o músico, são musicalmente bastante relevantes. Além da playlist, ele emitiu um comunicado, explicando o que o motivou a criar a lista musical.

 

Acredito que não devo explicar de onde veio a referência de ‘buraco de merda’.

Essa é uma playlist que dá só uma pequena amostra da profundidade e alcance criativo que continua a surgir de países da África e do Caribe. É inegável. A música consegue nos ajudar a ter mais empatia com seus criadores?

Para mim, Trump não é o problema. Todos nós sabemos há muito tempo que ele é racista. Isso é um fato, com muitas evidências. Isso não é novidade – sabemos o que ele é.

O que é realmente perturbador são os Republicanos que seguem essa pessoa. O comportamento deles os faz cumplices e o mesmo que ele é… exatamente o mesmo, sem mais nem menos. Lembrem-se disso nas próximas eleições.

O inchaço da situação em Davos também — pessoas que estão felizes em lucrar através das políticas do Trump e estão super de acordo com dar suporte a um racista. Nenhuma delas se levantou para condenar o seu racismo e dizer que esse homem não representa os nossos valores como seres humanos.

Tirei isso do meu peito, agora quem sabe eu consiga ouvir um pouco de música.

Aproveitem.

David Byrne

 

Em entrevista para a Rolling Stone, Byrne já havia atacado os membros do Partido Republicano. “[Trump] é um racista de merda, e eles o seguem porque ele os leva onde querem ir. Se eles não param com isso, também são racistas!”

Enquanto isso, Byrne tem shows marcados no Brasil para 2018, onde vai divulgar o lançamento do álbum America Utopia, previsto para ser lançado dia 9 de março. Ele irá se apresentar no dia 24 de março, segundo dia do Lollapalooza Brasil, em São Paulo, além de shows solo em Porto Alegre (22/03), Rio de Janeiro (28/03) e Belo Horizonte (29/03). Recentemente foi confirmado um quarto show solo em Curitiba, no dia 26. 

Ouça:

 

 

 

 

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.