Funcionários dos Correios anunciam greve em todo o país
12 de março de 2018
Os funcionários dos Correios de 22 estados e do Distrito Federal anunciaram greve no último domingo (11). A paralisação começou hoje, segunda-feira, e afeta parte dos funcionários dos correios, tanto nos setores de atendimento como de distribuição.
Apesar da greve, os Correios anunciaram que todas as agências estão em funcionamento em todo o país, com um contingente de funcionários que não aderiram à paralisação. A greve, segundo a instituição, está centralizada na área de distribuição, correspondendo a 92.212 funcionários.
Os principais motivos da paralisação são referentes às mudanças anunciadas pela organização nos últimos meses, como a alteração no Plano de Cargos, Carreiras e Salários, cobrança de mensalidades e retiradas de dependentes do plano de saúde, redução de carga horária e do salário de funcionários da área administrativa, suspensão de férias para carteiros, atendentes e operadores de cargas, fechamento de mais de 2500 agências próprias em todo o Brasil, entre outros.
Ainda não há um prazo para que a greve acabe ou informações se os outros setores e funcionários vão aderir à paralisação .
Paraná
Apesar da greve, as principais agências dos Correios de Curitiba amanheceram abertas, segundo informações do G1. Uma das maiores da capital, porém, teve cerca de 30 funcionários do lado de fora, em decorrência da greve. Já outras grandes cidades do Paraná estão com os serviços de entregas afetados, como Londrina e Maringá.