Cervejarias ciganas: como funciona a produção colaborativa em Curitiba

18 de setembro de 2018

Créditos: Valterci Santos

Cervejarias curitibanas apostam no modelo cigano, que reduz custos e permite partilhar a infraestrutura de fábricas já fixadas

Curitiba já é um dos principais polos produtivos de cerveja artesanal do país, com 33 fabricantes na capital e região metropolitana. Muitas destas marcas produzem de forma cigana, ou seja, se instalam em fábricas maiores e partilham da infraestrutura necessária para um processo ainda mais profissional e de qualidade. As vantagens são muitas, uma vez que os ciganos podem concentrar a maior parte dos seus ativos na criação, promoção, venda e distribuição, sem ter que arcar com os custos de viabilização de uma nova estrutura física.

 

Segundo o Sebrae, o investimento inicial aproximado em maquinário para uma microcervejaria com capacidade de produção de 5 mil litros por mês é de cerca de R$ 193 mil, um valor alto para a maioria dos fabricantes de cerveja. Por isso, compartilhar a infraestrutura com fábricas maiores dá um bom fôlego para quem ainda está no início da jornada.

 

A Buddy Brewery é uma cervejaria cigana que desde sua criação utiliza o formato colaborativo para a produção de seus 6 mil litros/mês. Os rótulos produzidos até agora são a Gandum Weizen, Dark Eye Dry Stout, All In Apa e PsicoSour, hoje comercializadas em todos os estabelecimentos especializados de Curitiba, além de diversos pontos no interior do Paraná e São Paulo.

 

Para Diogo Del Corso e Eduardo Carrano, sócios da Buddy Brewery, as vantagens vão desde a redução de custos até o relacionamento com outras cervejarias. “Optar pelo modelo cigano acabou nos conectando com profissionais e cervejarias incríveis. Aprendemos muito, compartilhamos ideias e melhoramos nosso processo produtivo. Este modelo nos permitiu fortalecer a marca Buddy Brewery e sua capilaridade territorial”, explica Diogo.

 

Para quem está começando no mundo cervejeiro e quer aderir ao modelo cigano de produção, o primeiro passo é encontrar uma fábrica em sinergia com a proposta da marca. “Na escolha da fábrica se estabelece uma relação de confiança. O primeiro passo após a escolha do parceiro é verificar se existe uma janela de produção e a forma como este espaço poderá ser utilizado”, detalha Carrano.

 

Hoje a Buddy Brewery produz na fábrica da Ignorus, em Colombo. A Ignorus também abriga diversas outras cervejarias ciganas  e tem capacidade produtiva de 20 mil litros/mês. “Além da sinergia, não podemos esquecer que é um contrato comercial, com direitos e obrigações dos dois lados, deve-se estabelecer os valores e alinhar todos os detalhes referentes a produção para não gerar atritos e frustrações. O que os iniciantes devem ter sempre em mente é que são convidados da casa e que precisam seguir as regras e princípios do local”, frisa Diogo.

 

A maior parte das fábricas que abrem suas portas para as cervejarias ciganas não interfere no modelo de negócio, estratégias de marketing ou de distribuição. A grande vantagem de receber uma cigana na sua infraestrutura é poder contar com uma renda previsível baseada na produção das ciganas, fato que ajuda a planejar mais assertivamente o futuro e fazer frente aos custos e despesas do presente. Em contrapartida, para o cigano, a parceria significa uma economia notável em investimentos iniciais, podendo focar seus recursos em criar um produto bom e uma marca forte.

 

“Eu acredito neste modelo de parceria e recomendo. Acredito que muitas cervejarias ciganas gostariam de montar sua própria fábrica, mas também sei que existem outras que preferem produzir em unidades de terceiros e planejam continuar assim por muito tempo”, finaliza Eduardo.

 

Vantagens e desvantagens de ser um cigano

 

3 grandes vantagens de ser uma cervejaria cigana:

 

  • Ter a possibilidade de produzir nas melhores infraestruturas cervejeiras da região e de outros estados.
  • Ter fôlego para aplicar mais esforços em promoção, venda e distribuição do que em infraestrutura.
  • Construir network com experts e partilhar conhecimentos com eles.

 

3 grandes desvantagens de ser uma cervejaria cigana:

 

  • Produção limitada a capacidade instalada das fábricas parceiras.
  • Tempo: é preciso alinhamento com as fábricas para produzir de acordo com a disponibilidade de tempo de cada um deles.
  • Controle: algumas cervejarias ciganas delegam todo o processos de produção à fabrica contratada. Isso pode ser perigoso, por isso a Buddy Brewery não segue esse modelo e seus fundadores cuidam de todo o processo, da criação à distribuição.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2025 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.