Associação Paranaense do Diabético abre inscrições para grupo de apoio a adolescentes com a doença
27 de abril de 2018
A Associação Paranaense do Diabético (APAD), entidade filantrópica sem fins lucrativos que atende diabéticos de Curitiba e Região Metropolitana, abre inscrições gratuitas para o Grupo Terapêutico voltado a adolescentes de 13 a 17 anos.
Em reuniões quinzenais, com duração de uma hora e meia, o grupo tem como finalidade a psicoeducação desses jovens frente à doença e a promoção do convívio entre eles. Além disso, os participantes receberão apoio psicológico de profissionais para saber lidar com os sentimentos e desafios frente às mudanças necessárias para o novo estilo de vida. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3244-7711.
Estrutura – A APAD ampara os associados em diferentes etapas da doença. Para isso, mantém em sua sede uma equipe multidisciplinar, com endocrinologista, oftalmologista, nutricionista, podólogos e psicólogos voluntários, que atende regularmente os pacientes e presta orientações com relação à dieta alimentar, realização de exercícios físicos e ao uso de medicamentos e aparelhos.
Em outra linha de atuação, a APAD mantém um empório, para comercialização de 1.500 itens alimentícios, e uma farmácia, com insumos específicos para diabéticos, que oferecem variedade de produtos e preços acessíveis, 20% a 40% mais baratos, dependendo do medicamento, disponíveis a toda a comunidade. No local, também há opções de produtos sem glúten e sem lactose.
Atualmente, são quase 17 mil associados cadastrados, cerca de 7.500 atendimentos regulares realizados e 300 novos beneficiados a cada mês, sendo 60% público carente de Curitiba e região metropolitana.
Toda a estrutura é mantida sem recursos governamentais, sendo a maior parte da receita obtida com o funcionamento do empório e da farmácia. Uma pequena parte refere-se a doações da comunidade e a atividades promovidas pela instituição, como o bazar de usados e o clube de mães. Mais informações podem ser obtidas no site da entidade: www.apad.org.br.
Números no Brasil – De acordo com a Federação Internacional de Diabetes (IDF), cerca de 8,9% da população brasileira têm a doença e a estimativa para 2040 é que o número chegue a 23,3 milhões de pessoas. Desse total, 5% são brasileiros na faixa etária de até 15 anos.