Incêndio destrói prédio histórico na região central de Curitiba
7 de dezembro de 2017
Um incêndio destruiu parte do Palácio Belvedere, em Curitiba, na noite desta quarta-feira (6). O edifício, construído em 1915, foi erguido com linhas em Art Noveau, e era uma referência arquitetônica desse estilo na cidade.
Os Bombeiros foram acionados por volta das 22h para apagar as chamas. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
O prédio, que é tombado pelo Patrimônio Histórico do Paraná, estava fechado há vários anos. A fachada foi alvo de vândalos, que picharam o espaço, que fica na Praça João Cândido, perto das Ruínas de São Francisco.
Em junho deste ano, o prefeito Rafael Greca (PMN) prometeu liberar recursos para readequar o edifício, que seria transformado na nova sede da Academia Paranaense de Letras.
No dia do anúncio, ele disse acreditar que a obra seria entregue num prazo de 12 a 18 meses.
Pelo Facebook, Greca lamentou o ocorrido. “Lamentável incêndio no Belvedere do Alto de São Francisco me entristece e determina a recuperar o bem danificado. As chamas não nos derrotarão. Nem a burocracia. Vamos aguardar perícia dos bombeiros e assim que a burocracia permita nós começaremos a obra. Curitiba terá de volta o Belvedere revitalizado de alguma maneira”, declarou o prefeito na rede social.
Em nota, a Prefeitura de Curitiba disse que há a suspeita do incêndio ter sido criminoso. Veja a íntegra do texto:
“A Prefeitura de Curitiba está acompanhando as investigações do incêndio que atingiu, na noite de quarta-feira, 6, o Palácio Belvedere, no São Francisco. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil estão investigando a causa do incêndio, com suspeita de ter sido criminoso.
O imóvel, símbolo da arquitetura art noveau, estava lacrado e passaria por reformas para abrigar o Observatório da Cultura Paranaense, da Associação Paranaense de Letras e um café escola do Sesc Paraná.
A Prefeitura de Curitiba autorizou neste ano o uso do potencial construtivo, no valor de R$ 1,073 milhão, para a reforma do imóvel. O projeto do restauro do Belvedere foi desenvolvido por arquitetos do Sesc em parceria com o Ippuc. O Palácio Belvedere, na Praça João Cândido, é um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado no ano de 1966″.