Lute como uma garota! Designer lança marca de camisetas manifesto
2 de maio de 2017
A Peita não quer ser apenas mais uma marca de camisetas engraçadinhas, mas uma causa para popularizar a discussão sobre o feminismo
Inspirada em manifestações espontâneas que via pelas ruas e em temas de discussão do grupo feminista que participa, a designer curitibana Karina Gallon, de 30 anos, decidiu produzir algumas camisetas all-type (estampadas apenas com texto, sem imagem) com os dizeres: lute como uma garota.
Sem medir muito bem o impacto que aquilo teria, Karina queria mais é fazer a mensagem rodar, sem muita teorização sobre o tema. “Eu queria que aquilo saísse do nicho, para que as pessoas na rua olhassem a mensagem e pensassem nela, nem que fosse por um minuto. Assim já estava valendo”, diz.
Com o apoio de amigas e de parceiros (os designers Cris Pagnoncelli e Eduilson Cohan), produziu algumas peças para as manifestações pelos direitos das mulheres no último dia 8 de março. “Fizemos uns testes de impressão naquele dia mesmo. Produzimos algumas e fomos para a marcha no centro da cidade. A ideia nem era começar um negócio, mas ali na marcha eu tive a prova que o produto funcionava e que o conceito estava certo. Foi tudo muito espontâneo”, conta.
O projeto logo tomou forma e assim nasceu a Peita, que não quer ser apenas mais uma marca de camisetas engraçadinhas, com dizeres inteligentes, mas uma causa. É vestir (literalmente) as opiniões e levá-las para as ruas para fomentar discussões transformadoras. O foco das camisetas da marca será inicialmente a luta das mulheres, mas sem fechar os olhos para outros temas relevantes.
“Queremos incluir e falar com os homens também. Pretendemos lançar uma com ‘homem que é homem chora’. Não queremos ter essa separação de gênero, também queremos que eles se identifiquem com a marca. A ideia não é bater e sim caminhar juntos”, Karina.
Como comprar e próximos passos
A loja online da Peita está há menos de um mês no ar e vende quatro cores da camiseta “Lute como uma garota”. Além das opções tradicionais de tamanhos para adultos, há também modelo infantil e body para bebês. As entregas em Curitiba são feitas de bicicleta.
Karina agora pretende lançar três novas coleções. A primeira deverá ter a política como tema e será toda em português. As outras duas terão foco no humor provocativo e em fatos históricos do feminismo.