Aeroporto Afonso Pena deve ter operações afetadas na greve geral
27 de abril de 2017
Os principais aeroportos do país devem ter as operações afetadas por causa da greve geral desta sexta-feira (28). Um desses terminais é o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O Sindicato Nacional dos Aeroviários confirmou que os trabalhadores que atuam na RMC irão aderir ao movimento.
Os aeroviários são os funcionários das empresas aéreas responsáveis pelo check-in, despachantes de voos, auxiliares de serviços gerais, entre outros serviços.
Já os aeroportuários – que são os funcionários da Infraero e das concessionárias que administram os terminais – não confirmam se irão participar da greve geral, pelo menos oficialmente. De acordo com a assessoria de imprensa do Sindicato Nacional dos Aeroportuários, não houve – nem haverá – uma deliberação em assembleia pela adesão à greve. Mas a orientação da entidade é para que os aeroportuários optem por paralisar as atividades na sexta-feira.
Os pilotos e comissários de bordo, que fazem parte da categoria dos aeronautas, ainda não decidiram se vão aderir ao movimento. A decisão deve sair nesta quinta-feira (27), após realização de assembleia pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas.