Chega De Ressaca
22 de fevereiro de 2017
Receitas orientais acabam com o sintoma rapidinho.
Estamos perto do carnaval, que é uma época festiva em que muitas pessoas exageram na bebida alcoólica. Muitas vezes a consequência disso é uma baita ressaca, e ai vem a dúvida: o que fazer quando isso acontece?
Fred Chao, idealizador do Centro de Auto Educação Vitalícia – o Clorofila, explica que tanto o álcool quanto o açúcar tem a tendência de dilatar o organismo. E isso não faz bem para o corpo até porque, segundo a ideologia da alimentação macrobiótica, devemos comer alimentos que equilibram o organismo e não os que o enfraquecem.
Pensando assim, Chao separou algumas dicas para quem quer evitar ou até mesmo curar a ressaca com produtos naturais. O primeiro passo, segundo ele, é que as pessoas evitem as bebidas destiladas, essas têm a tendência de dilatar mais o organismo e pra começar seria um boa opção trocar a vodka e o uísque pelo vinho e a cervejinha. Porém, tudo sem exageros até porque o correto é não exagerar.
“Além de evitar mais o consumo, utilizamos produtos que fazem o efeito contrário. No caso, produtos yang, que são aqueles que têm a tendência de contrair o organismo”, explica. Para Chao, as proteínas animais têm as propriedades para ajudar no equilíbrio do organismo nesta circunstância. Porém, o ideal seria comer apenas o peixe até porque a carne vermelha produz muitas toxinas, o que também prejudica o organismo.
Para quem não conseguiu evitar a ressaca e precisa de algo que ajude na recuperação dos sintomas, Chao indica 3 receitas:
– Missô:
Pasta de soja fermentada que serve para temperar sopas. O Missô ajuda a desintoxicar e fortalecer a própria vitalidade do organismo. É encontrado em qualquer estabelecimento que venda produtos orientas.
– Bancha:
Um chá de folhas com pelo menos 3 anos, colhidas da árvore “Tea Sinensis”. É mineralizante, alcalinizante e é uma ótima opção para quem quer curar logo a ressaca.
– Shoyu com umeboshi:
O shoyu e a umeboshi (ameixa japonesa) também tem propriedades de contrair e desintoxicar o organismo. Basta colocar um colher de café de shoyu e uma umeboshi em um chá verde, que a receita é perfeita para combater a ressaca.
Lembrando que todos esses alimentos são encontrados no Clorofila, Centro de Auto Educação Vitalícia de Curitiba.
SERVIÇO
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1110, Centro. – Curitiba – PR
Horário de funcionamento: 09H às 18h30.
Telefone do estabelecimento: (41) 3322-9597