Os melhores lugares de Curitiba para escutar rock alternativo

14 de fevereiro de 2017

O rock alternativo e independente de Curitiba despontou a partir dos anos 80, quando grupos como Blindagem, Beijo AA Força e Relespública surgiram para o grande público, mostrando que a cidade sorriso também tinha potencial para uma cena autoral. O primeiro grande ato veio da cena pós-punk e new wave, com a coletânea “Cemitério de Elefantes” (1989), lançada pela Vinil Urbano, cujo nome faz referência a um livro de contos de Dalton Trevisan.

O disco continha músicas de cinco bandas – com predominância de língua inglesa em suas letras – sendo a Beijo AA Força a única a conseguir lançar material solo posteriormente. Além do grupo, Ídolos de Matinee, Bons Garotos Vão Para o Inferno, Pós Meridion e Tessália completavam o álbum. Engana-se, porém, quem acha que a crítica musical da época foi gentil com o lançamento. “Pelo jeito todos vão para o céu, pois os garotos não são bons em nada”, escreveu a finada Bizz na época, ironizando o nome de um dos grupos presentes na coletânea.

De lá para cá, a cena curitibana começou a tomar mais forma, tendo mais do que o Graciosa Country Club ou garagens e bares esporádicos para tocar. Mais recentemente, em 2009, era difícil conhecer alguém que não soubesse a letra da música “Oração”, da Banda Mais Bonita da Cidade, gostasse ou não do grupo. Por isso, separamos os melhores lugares de Curitiba para conhecer música alternativa e independente produzida na cidade ou fora dela. Confira:

Dom Capone Pizza Rock

Mistura de pizzaria e casa de show, o Dom Capone Pizza Rock, localizado na Cidade Industrial de Curitiba, existe desde 2005 e oferece dois ambientes: um salão para as apresentações e outro para as mesas em que são servidas as pizzas. Com pegada voltada para o rock alternativo, o Dom Capone já foi palco de shows de bandas como Relespública, Anacrônica e Escambau, entre outros. Atualmente, Ferryboat, Javali Banguela e Dal Katheguilas são alguns dos nomes garantidos por lá.

A casa cede espaço aos mais diversos gêneros do rock, e a localização não foi por acaso. “Na história do rock, todo o movimento surgiu no subúrbio das grandes cidades”, afirma Vágner Capone, proprietário do espaço e ex-garçom da pizzaria que ocupava o local, antes dele adquirir o espaço.

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.