Maestro João Carlos Martins é internado
25 de janeiro de 2017
O maestro João Carlos Martins, de 76 anos, está internado desde a manhã desta terça-feira (24) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O quadro é de embolia pulmonar. A informação foi confirmada ao UOL por Lucas Damião, assessor do músico. Segundo familiares, apesar do susto, ele está bem.
João Carlos Martins participaria nesta quarta-feira (25) de um concerto no Theatro Municipal de São Paulo em comemoração aos 463 anos da cidade. Como o Martins não tem previsão de alta, a apresentação será conduzida pelo maestro assistente Edson Beltrami.
O maestro também tocaria suas versões de “Ave Maria” e do hino nacional brasileiro na abertura do Jogo da Amizade, um amistoso entre Brasil e Colômbia que homenageará os jogadores mortos na tragédia da Chapecoense. O jogo de futebol acontece também nesta quarta-feira (25), às 21h45 no estádio do Engenhão, no Rio.
Mas outra apresentação, marcada para daqui duas semanas, está garantida. Ao menos se depender da força de vontade do maestro. “Esse eu vou até de maca se precisar”, disse o músico ao seu assessor horas depois de ser internado.
João Carlos Martins toca ao lado de outro lendário pianista brasileiro, Arthur Moreira Lima, no dia 2 de fevereiro no Citibank Hall, em São Paulo.
Recentemente, o músico se submeteu a uma complexa cirurgia no mesmo hospital para tentar recuperar os movimentos da mão e do braço esquerdos, como revelou o colunista do UOL Ricardo Feltrin.
O quadro de embolia pulmonar, no entanto, não tem relação com a cirurgia, segundo os médicos que atenderam Martins no hospital nesta terça-feira (24).