Administração da Uninter recebe prêmio em reconhecimento ao uso de metodologias ativas

18 de setembro de 2018

Prêmio Inovação de Ensino em Administração contou com mais de 700 inscrições de instituições de todo o Brasil; apenas 23 foram premiadas. Evento aconteceu em São Paulo, no fim de agosto

Sala de aula invertida, aprendizado por solução de problemas, intersecção entre o presencial e virtual: essas são algumas práticas do curso de Administração do Centro Universitário Internacional Uninter premiadas durante o 29º Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração (ENANGRAD). O evento ocorreu entre 24 e 26 de agosto em São Paulo e reuniu representantes de mais de 700 instituições de todo o Brasil para disputar o 1° Prêmio ANGRAD; apenas 23 instituições foram premiadas.

A intenção da premiação é reconhecer iniciativas inovadoras comprometidas com a melhoria da educação superior em Administração. De acordo com a coordenadora do curso de Administração da Uninter e representante da instituição no evento, Vanessa Kotovicz, foram utilizados dois critérios de avaliação para a escolha dos vencedores: “Mudança substantiva em relação às práticas anteriores” e “Inovação da proposta quanto à concepção da iniciativa, ao processo empreendido e os resultados alcançados”.

Pioneira no uso de metodologias ativas, a Uninter oferece aos estudantes novas formas de se relacionar com o conteúdo oferecido em sala de aula. No entanto, a mudança não foi simples. Segundo Vanessa, foram quatro anos de trabalho para garantir a implementação da metodologia que gerou resistência não só entre os alunos, mas também entre os professores. “É um novo paradigma da educação e mexe com as estruturas do ensino. No entanto, acreditamos que esse modelo prepara melhor para o mercado de trabalho e estamos colhendo os resultados”, acredita.

Professores ensinam e alunos aprendem?

Durante o encontro, estudantes da Uninter tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula com ajuda das metodologias ativas. Lá, Ana Carolina Alves e Andressa Prado falaram para coordenadores sobre a importância do uso da tecnologia no processo de aprendizado. “Um dos professores comentou que proibia o uso de celulares em sala de aula, mas para nós o celular é ferramenta de ensino: lemos artigos, entregamos trabalhos, produzimos conteúdo com ajuda do celular”, explica Ana Carolina.

O mais importante, revelam as estudantes, foi poder mostrar aos presentes como a educação, quando aliada às ferramentas tecnológicas, oferece oportunidade de o estudante se tornar protagonista do próprio processo de aprendizado. “O professor deixa de ser uma entidade detentora de poder e conhecimento e se torna um agente de construção, mas quem tem papel principal é o aluno”, avalia Andressa.

O método utilizado pelo curso da Uninter, que resultou na obtenção do prêmio, é o de sala de aula invertida, no qual as bases da pirâmide hierárquica do conhecimento se invertem, priorizando as atividades consideradas de ordem superior, tais como: criar, analisar, avaliar e aplicar. “Temos a missão de colocar o aluno como protagonista do processo. Estudantes ensinam e professores aprendem e vice versa, passa-se de uma relação de imposição para uma relação de troca e intercâmbio, onde o professor passa a ser o mediador,  finaliza a coordenadora.

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