Tutano Gastronomia realiza Fórum com grandes nomes no mercado da gastronomia

27 de agosto de 2018

Dia 19 de setembro, Curitiba estará recheada com os mais renomados atuantes da gastronomia atual

O Fórum Tutano Gastronomia é um espaço para reunir os maiores nomes da gastronomia e debater o presente e o futuro do mercado gastronômico em um só dia e lugar. O evento será no Madalosso, no dia 19 de setembro (quarta-feira), com objetivo de promover a cultura gastronômica, discutir tendências, debater a importância do desenvolvimento do mercado no turismo e valorizar os profissionais que atuam na área.

Das 9h às 18h, conferências e muito networking para os chefs, cozinheiros, empresários, empreendedores e apaixonados pela gastronomia no geral. Após às 18h, uma grande festa de encerramento, com atrações circenses e música ao vivo. Os ingressos para participar estão disponíveis no site sympla.com.br.

O Fórum é idealizado pelo empresário e chef Beto Madalosso, da Forneria Copacabana e editor do Portal Tutano Gastronomia. “O foco é abrir um espaço para capacitação e aperfeiçoamento de toda a cadeia que atua na gastronomia, não só em Curitiba mas em todo Paraná e Santa Catarina”, explica.

Para cada especialidade, um representante à altura

O Fórum Tutano será o lugar ideal para quem sempre quis ver e ouvir de perto os grandes nomes que hoje são referências em seus segmentos. Alberto Landgraf é um dos poucos chefs com estrela do Guia Michelin no currículo. Já o ex-Masterchef, Ravi Leite, vai contar todas suas peripécias por lá.

Para falar sobre empreendedorismo e como fazer um negócio prosperar frente ao difícil mercado brasileiro, estará lá o Junior Durski, chef e fundador da Rede Madero, com 130 restaurantes espalhados em 14 estados no Brasil. Ele divide a mesa de conferências com Paulo Baggio, da Baggio Pizzaria e Focacceria e Rafael Soares, da Pizzaria Oven.

Quando falamos de mercado é importantíssimo saber dar a volta por cima frente às incertezas do mercado. Para falar sobre isso, o empresário Raphael Zanette (por trás do Vino, C La Vie, Terra Madre, Olivença Cozinha Ibérica e Mercadoteca) se apresentará ao lado de Francisco Urban, restauranter da grupo especialista em frutos do mar Restaurantes Victor, e Marcelo Pereira, do Babilônia Gastronomia e restaurante Mediterrâneo.

Um dos painéis é exclusivo para conectar os chefs que transformam, o “Transformadores”. O foco é entender os processos de quem trabalha constantemente com a proposta de trazer novos ares à cena gastronômica. O chef Marcelo Amaral, que comanda o Lagundri e o chef Lênin Palhano, do Nomade serão os responsáveis por tocar a conferência.

O Fórum também terá uma conferência para falar sobre novos olhares e modelos de negócio. Daniel Mocelin, idealizador do Whatafuck, contará sua experiência na criação de um espaço que hoje é sinônimo de agilidade e praticidade quando o assunto é comer na rua. Ao seu lado nesta conferência, Henrique Justus, do My Way Foodtruck e Eduardo Petrelli, idealizador do Fresh Market, um dos muitos complexos gastronômicos que têm pipocado pelo país.

Outra onda forte no mercado da gastronomia, a valorização dos produtos locais, é o tema da conferência “Produção local, tendência global”. Os palestrantes serão Rene Seifert, do Pão da Casa, conhecido pelos pães de fermentação natural e Rosane Radecki, à frente dos restaurantes Girassol e Alecrim, responsável pelo resgate da receita do Pão no Bafo, tombada e transformada em Patrimônio Imaterial. Também faz parte desse time o Diego Martins, um dos idealizadores do Caseirinho, que produz queijos artesanais no estado de São Paulo.

Na mesa “Gastrosocial”, as principais iniciativas que atuam na pauta atualíssima de transformar a vida das pessoas em situação de vulnerabilidade através da gastronomia também estarão presentes: Goodtruck (Gabrielle Mahamud), Gastromotiva (Nicola Gryczka) e Coletivo Alimentar (Luiz Mileck).

Já na conferência “Descascando batatas no porão”, os chefs Ivan Lopes (Mukeka), Tikinho (Sushiarte) e Ruy Humberto (Restaurante do Ruy), vão contar sobre como começaram do zero e hoje são sócios de restaurantes ou têm o seu próprio negócio. O chef Celso Freire, que inclusive ajudou grande parte dessa galera aí de cima a chegar onde chegou, será o mediador da conversa.

O Fórum Tutano Gastronomia é patrocinado pelo Restaurante Madalosso, Stampa Food e Universidade Positivo, tem o apoio do Sal Diana, Coca-Cola, Paraná Turismo e Paraná Gastronomia.

Vai perder a oportunidade de conhecer todos esses craques de uma só vez?

Conheça os chefs e empreendedores: 

Beto Madalosso

O Beto é chef e empreendedor. Já administrou o Madalosso, que não é só o maior restaurante da América Latina, mas também é como uma instituição, um patrimônio de Curitiba. Foi para Nova York aprender no restaurante The Harrison e ao voltar criou a Forneria Copacabana. De toda essa experiência nasceu a Tutano Gastronomia, primeiro como revista impressa e atualmente como portal. 

Alberto Landgraf

Paranaense que já rodou muito na estrada da gastronomia. Hoje, é chef do restaurante Oteque, no Rio de Janeiro. Já ganhou vários prêmios em toda América Latina, a frente do Epice, em São Paulo. Faz parte do seleto grupo de chefs com estrela do Guia Michelin no currículo. 

Ravi Leite

Ganhador do público no MasterChef 2017, Ravi conseguiu até arrancar do Erick Jacquin um “eu te amo”. Ele já trabalhou no Famiglia Fadanelli — com o Beto! —, no Guega, — com o Celso Freire! — e passou boa parte da carreira cozinhando com o chef francês Laurent Suaudeau, na Escola Culinária Laurent Suaudeau. 

Ivan Lopes

Com 17 anos, deixou o trabalho na farmácia para seguir na gastronomia com o irmão, Ivo Lopes. Autodidata, buscou técnica, se aprimorou, comeu o pão que o chef amassou e chegou lá. Passou por São Paulo, teve uma temporada carioca e foi reconhecido em Curitiba. Primeiro, comandando a cozinha do Terra Madre por mais de sete anos, depois, quando inaugurou o Mukeka Cozinha Brasileira, em 2013.

Lenin Palhano

Em uma década, Lênin lavou pratos no Spoleto, se formou em gastronomia, foi chef do C La Vie e do Terra Madre, fez estágios em São Paulo, em Lima, no Peru, no restaurante Central, do chef peruano Virgilio Martínez. Tome fôlego porque o jovem cozinheiro, chef do Nomade desde 2014, é incansável. Seus pratos têm personalidade, sua cozinha tem técnica e ele quer surpreender. 

Celso Freire

Mestre e referência para uma legião de cozinheiros, Celso é da filosofia do “vamos fazer acontecer”. Criativo e megaexperiente, está sempre fomentando novos projetos na gastronomia nacional. Sua formação irretocável nas gastronomias francesa e italiana – consagrada no Boulevard, seu primeiro restaurante – flertou com a paixão por ingredientes típicos de várias regiões do Brasil. 

Junior Durski – Madero

Durski é empresário, chef de cozinha, fundador e presidente do Grupo Madero, detentor das marcas Durski, Madero, Jeronimo Burger, Vó Maria e A Sanduicheria do Junior Durski. Formado em Direito, antes de investir na carreira de chef trabalhou por 15 anos como madeireiro na Amazônia, onde aprendeu na prática a cozinhar. Obstinado por qualidade, comanda hoje mais de 130 restaurantes espalhados em 14 estados no Brasil. 

Daniel Mocellin – Whatafuck

Daniel é comunicador por estudo e profissão. Já atuou como publicitário e fotógrafo de muitos restaurantes de Curitiba. Nos últimos três anos, atua como sócio proprietário do Whatafuck, do Roots Batata Frita & Cerveja e da Whatastore, onde criou um novo modelo de negócios simplista mas revolucionário.           

Nicola Gryczka – Gastromotiva

Nicola é empreendedora social, ativista alimentar e changemaker. CEO da Gastromotiva, empresa social brasileira que trabalha com a comida como uma ferramenta para a transformação. Trabalha com soluções inovadoras para parar o círculo vicioso do desperdício de alimentos. Bacharel em Ciências em Gestão Hoteleira e Empreendedorismo na Ecole hôtelière de Lausanne, com mestrado em Negociação Internacional e Formulação de Políticas.

Luiz Mileck – Coletivo Alimentar

Luiz é Engenheiro Mecânico, com mestrado em engenharia pela Université de Technologie de Compiègne França e em Design da Informação pela UFPR na temática Co-criação para Vivências. É sócio fundador da Vivah Vivências Gastronômicas e da Loja do Produtor. Idealizador do Living Lab Coletivo Alimentar, atualmente pesquisa Cultura Alimentar e Food Design, representando a Red Latinoamericana de Food Design no Brasil. 

Rosane Radecki – Restaurante Girassol e Alecrim

Rosane é chef e proprietária do Restaurante Girassol e Alecrim em Palmeira, interior do Paraná. Busca a comida com história, procurando sempre valorizar suas origens e utilizando produtos locais de pequenos produtores. Trabalho que começou com o Pão no Bafo, prato de origem russo-alemã que se tornou o primeiro Patrimônio Cultural Imaterial de Palmeira. É também uma das idealizadoras do projeto Porcadeiros.

Francisco Urban – Bar do Victor

Francisco é engenheiro civil e mudou os rumos do Bar do Victor. Isso foi no fim dos anos 1990, quando entrou no já tradicional restaurante fundado por Victor Schiochet em 1969. Tendo como ponto de partida a sólida reputação que seu então sogro já havia construído, levou a empresa familiar da marca dos 90 mil clientes por ano para os cerca de 330 mil que são atendidos nas embarcações do grupo hoje.

Marcelo Pereira – Babilônia Gastronomia e Mediterrâneo

Marcelo é formado em Administração de Empresas. Começou a empreender no setor de gastronomia aos 25 anos, quando comprou a primeira empresa Villare Serviços de Alimentação. Adquiriu experiência em gestão de restaurantes e com uma dose de ousadia transformou uma empresa desconhecida numa referência local. Atua no grupo Babilônia Gastronomia desde 2003, com conceito inovador e único com atendimento 24 horas e também no Restaurante Mediterrâneo. 

Raphael Zanette – C La Vie, Olivença

Raphael é formado em Administração e Direito. Abandonou a carreira executiva em 2002 para abrir uma loja de vinhos. Depois, vieram uma importadora de vinhos, lojas, restaurantes e bares de vinhos. Hoje está à frente das cinco unidades Vino! Bar, importadora de Vinhos Magnum, além do Olivença Restaurante e Olivença Tapas, restaurante C La Vie, Terra Madre em Curitiba e São Paulo, Restaurantes Bacobuquê e Extasia também em São Paulo e o mercado gastronômico Mercadoteca. Também é sócio da cervejaria Way Beer. 

Marcelo Amaral – Lagundri

Formado em design gráfico pela PUCPR e em Gastronomia pelo Centro Europeu, Marcelo também fez especialização em Bangkok, na Blue Elephant Thai Royal Cuisine e na Chiang Mai Thai Cookery School. Trabalha com cozinha étnica arcaica e pesquisa receitas antigas e técnicas quase extintas. Chef do Lagundri, trabalha com a proposta de trazer novos ares à cena gastronômica, propondo uma experiência em outros sentidos além do paladar, com interações musicais, de iluminação, moda e arte no geral.

Paulo Baggio – Baggio

Seguindo o objetivo de levar aos clientes um pouco da Itália de um jeito bem brasileiro, Paulo conta que nasceu a Baggio Pizzeria & Focacceria, em 1999. Desde então, foram abertos mais doze unidades. Em Curitiba e Região Metropolitana são 11 lojas e duas em Santa Catarina (Joinville e Blumenau). 

Rafael Soares – Oven Pizza

Rafael é formado em Business Administration (2006) pela Carson Newman University, em Jefferson City, Tennessee – EUA, iniciou sua carreira como Sales Management Trainee. Viveu e trabalhou por três anos em Honolulu e durante o período, chegou a função de Sales Manager para as ilhas. Retornou ao Brasil e fundou a Yoguland, rede de franquias focada em frozen yogurt. Atualmente é sócio-fundador da rede de lojas Oven Pizza, com 25 lojas e projeta expansão para todo o território nacional nos próximos anos.

Rene Seifert – Pão da Casa

Rene é PhD em Administração de Empresas, professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É líder do grupo de pesquisa em Formas Não Convencionais de Organização onde dedica-se à pesquisa na área de organizações e gestão com particular interesse para o estudo de formas de organização e produção que inspirem respostas positivas face à crise sócio-ecológica contemporânea. Produz pães de fermentação natural e mensalmente organiza um curso de Introdução à Panificação Artesanal na Colônia Witmarsum-PR. 

Eduardo Petrelli – Fresh Market

Eduardo é formado em Engenharia de Produção pela PUC-PR e pós graduado em Administração e Finanças na UC Berkeley. Empreendedor sênior, Eduardo fundou várias empresas desde os 17 anos. Sempre olhando para a inovação, teve empresas nas áreas de mídia, tecnologia e varejo. Um dos fundadores do James Delivery e Fresh Live Market, Eduardo está cada vez mais envolvido no setor de gastronomia, sempre de maneira inovadora e seguindo as tendências do mercado mundial.

Henrique Justus – My Way

Henrique Justus, é publicitário de formação e cozinheiro de coração. Empreende no ramo de alimentação desde que criou o My Way Food Truck. Um dos fundadores da Associação Paranaense de Food Trucks (APFT), se especializou no assunto e hoje leciona aulas e palestras sobre este modelo de negócio. Idealizador de diversos eventos gastronômicos que integram a cena cultural de Curitiba.

Luise Takashina – Topview

Luise Takashina é jornalista formada pela PUCPR, com MBA em Marketing pela ESPM. Trabalhou por dez anos na Editora Abril, em São Paulo. De volta à Curitiba, contribui para a Veja Comer & Beber e para a Veja Curitiba. Há cinco anos, trabalha na TOPVIEW, onde atualmente ocupa o cargo de editora-chefe. Há três anos, a TOPVIEW promove o Prêmio TOPVIEW Gastronomia e o tema é sempre recorrente, tanto na revista quanto no site e nas redes sociais da marca. 

Ruy Humberto – Restaurante do Ruy

Ruy sempre gostou de cozinhar em reuniões de amigos ou familiares, desde pequeno. Aos 15 anos foi morar em São Paulo, fez um curso no Senac e saiu vendendo frango frito e polenta no shopping Curitiba. Fazia de tudo na cozinha, desde o preparo até a limpeza. Também passou pela cozinha de um colégio no Juvevê. Abriu o Restaurante do Ruy no Guabirotuba, um bairro fora do eixo tradicional de restaurantes de Curitiba. O sucesso que mantém o espaço sempre cheio vai muito além da maionese da casa.

Tikinho – Sushiarte

Aos 13 anos Tikinho chegou em São Paulo e foi adotado por uma família japonesa, de onde veio sua paixão pela gastronomia oriental. Já trabalhou no Maksoud Plaza, Restaurante Noborisushi Carrão, Anagô (Liberdade) e Kazuki Sushi. Sua maior fonte de inspiração foi sua avó Zefinha, chef de cozinha alagoana que preparava diariamente moquecas e caldeiradas em sua casa. Desde 1989, atua com culinária japonesa e seu estilo mistura temperos brasileiros e japoneses fazendo uma fusão de sabores.

Jussara Voss – Paraná Turismo

Jornalista, Jussara é consultora e blogueira de gastronomia do Bom Gourmet/Gazeta do Povo. É coordenadora do projeto Gastronomia Paraná e jurada de prêmios nacionais e internacionais. Com pós-graduação em Chef de Cuisine pela Universidade Positivo, é também conselheira da Gastromotiva Curitiba e do Instituto Virá. 

Marson Warpechowski – Zootecnista da UFPR

Zootecnista, Marson tem com mestrado e doutorado na área, incluindo estágio doutoral na França. É professor do Departamento de Zootecnia da UFPR desde 1997, onde atua especialmente na área de produção de suínos. Professor responsável pelo Projeto de Extensão “Porcos Moura: Caracterização de sistemas tradicionais e fomento da criação de porcos nacionais”, e pelo Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em nível de Pós-Doutorado “Sistemas de produção de suínos de alto valor agregado”.

Diego Fernandes Martins – Caseirinho queijos artesanais

Diego começou a fazer queijos com apenas 12 anos, sob a supervisão do pai. Foi aluno da primeira turma intensiva d’A Queijaria e criou o Caseirinho. Produz artesanalmente muçarela, aperitivos recheados, queijos frescos e ricotas, em São Carlos, no interior de São Paulo. 

Andrea Sorgenfrei – Gazeta do Povo

Andréa Sorgenfrei é gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo – do qual faz parte o Bom Gourmet – e diretora do Instituto Virá. É jornalista e especialista em gestão da comunicação pelo IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais e planejamento estratégico pela FGV. Apaixonada por debater, questionar e tentar entender a gastronomia. 

Programação completa:

9h – Abertura com Beto Madalosso

Chef e proprietário dos restaurantes Forneria Copacabana, editor do Portal Tutano Gastronomia

10h às 10h45 – Os tombos que eu levei

Raphael Zanette – Vino, C La Vie, Terra Madre, Olivença Cozinha Ibérica,Mercadoteca

Francisco Urban – Grupo Restaurantes do Victor

Marcelo Pereira – Babilônia Gastronomia e Restaurante Mediterrâneo

Moderadora: Luise Takashina – Topview

10h45 às 11h Palestra Pocket 

11h às 11h45 – Descascando batata no porão

Ivan Lopes – Restaurante Mukeka

Tikinho – Sushi Arte

Ruy Humberto – Restaurante do Ruy

Moderador: Celso Freire

11h45 às 12h30 – Multiplicando Portinhas

Paulo Baggio – Pizzarias Baggio

Rafael Soares – Pizza Oven

Junior Durski – Grupo Madero

Moderadora: Andréa Sorgenfrei – Gazeta do Povo

12h30 às 13h30 – Almoço

13h30 às 14h15 – Produção local, tendência global

Rene Seifert – Pão da Casa

Marson Warpechowski – UFPR

Diego Martins – Caseirinho Queijo Artesanal

Moderadora: Rosane Radecki – Restaurante Girassol

14h15 às 14h30 –  Palestra Pocket – Samuel Cavalcanti (Bodebrown) 

14h30 às 15h15 – Tive uma ideia!

Daniel Mocellin – Whatafuck

Eduardo Petrelli – James Delivery, Fresh Live Market

Henrique Justus – My Way Food Truck

Moderadora: Dana Patel – Tutano Gastronomia

15h15 às 15h30 –  Palestra Pocket – Ravi Leite

15h30 às 16h15 – Transformadores

Lenin Palhano – Nomade

Marcelo Amaral – Lagundri

Moderador: Jussara Voss – Paraná Turismo

16h15 às 16h45 –  Pausa para o café

16h45 às 17h30 – Gastrosocial

Gabi Mahamud – Goodtruck

Nicky Gryczka – Gastromotiva

Luiz Mileck – Coletivo Alimentar

Moderadora: Mônica Santana

17h30 às 18h15 – Encerramento com Alberto Landgraf

18h15 às 23h30 – Festa com show especial

Peça sua música

Quer sugerir uma música para rolar na minha programação? É só preencher os campos abaixo:

Aplicativo

Você pode ouvir a rádio Mundo Livre direto no seu smartphone.

Disponível no Google Play Disponível na App Store

2024 © Mundo Livre FM. Todos os direitos reservados.