Em vídeo ao vivo de “Calma” Tim Bernardes toma fôlego para recomeçar
17 de agosto de 2018
Foto: André Dip
É o terceiro registro lançado para canções do trabalho paralelo ao O Terno
Parte das funções que Tim Bernardes tomou pra si quando fez Recomeçar (2017), seu primeiro disco-solo, foi a execução da Autoharp. No registro em vídeo de “Calma”, ele toca o instrumento que parece desajeitado como a posição em que só um término é capaz de colocar. A live session foi dirigida mais uma vez pela dupla André Dip e Zé de Menezes – que também assinam o videoclipe lançado em junho, da faixa-título do trabalho.
Ao ocorrer na mesma locação do vídeo de “Recomeçar”, o de “Calma” funciona como um outtake (ou um bônus) de seu processo de gravação. “Não é um videoclipe oficial, mas se relaciona com a simbologia da desmontagem do piano de ‘Recomeçar’”, conta Tim. Além do espaço, a linguagem e o formato se repetem em “Calma”, com filmagem analógica, feita em película, num só take. “Quisemos aproveitar a sinceridade do filme para registrar outra canção que transita pelo mesmo universo de solidão, ruína e busca que permeia o disco”, lembra o autor destas e das outras 11 músicas do CD – no qual também assina a produção, mixagem e os arranjos.
Na letra da “Calma” Tim versa sobre a dolorida resignação do fim e o desapego de assumi-lo para seguir. Dentro da narrativa construída pela tracklist do disco, “Calma” é o respiro que antecede o recomeço, opina Tim Bernardes. “É possível relacionar os videoclipes pela minha solidão em cena, num lugar no qual coisas do passado já foram desmontadas e preparam para o renascimento de um novo momento”, completa. “A gente se melhorou, pra que por tudo a perder? (…) Vai tranquila, hoje eu guardei tudo de bom entre nós pra gente não se esquecer”, diz “Calma”. É um convite ao guardar de boas recordações de algo já desfeito.
Ficha técnica
Direção. André Dip e José Menezes
Concepção da Performance: Tim Bernardes
Assistência de Direção. Daniel Barosa
Direção de Fotografia. André Dip
1a. Assistente de Câmera. Giovanna Giordano
2o. Assistente de Câmera. Cesar Ishikawa
Gaffer e Maquinaria. Marcelo Brasil
Assistente. Eduardo Correia
2a. Câmera (Super8mm). Daniel Barosa
Direção de Arte. Paula Marques Albuquerque
Som Direto. Daniel Barosa
Mixagem. Tim Bernardes
Produção Executiva. André Dip, José Menezes e Bruno Alfano
Direção de Produção. Bruno Alfano
Pré-Produção. Gabriel Lamounier
Ajudantes de Produção. Zeni Pontes, Brechó e Rodrigo Augusto de Sá
Colorista. Henrique Reganatti @ Zumbi Post
Revelação. Sol Colombo @ FUC – Universidade del Cine (Buenos Aires, Argentina)
Scan 4K. Matias Gritti @ Leche Film Transfer (Buenos Aires, Argentina)
Apoio de Produção. Pablo Draletti
Filmado na Aaton Xterà – Lentes Zeiss Super Speed Mk II – Kodak 200T Vision 3 e na Elmo 1012s-XL Super8mm – Kodak 507T/7219
Agradecimentos. Hugo Kovensky @ HagaDê e Pedro Pastoriz.