Do clique no Facebook ao escândalo da Cambridge Analytica
20 de junho de 2018
Entenda por que o profissional de Big Data está entre os mais contratados no Brasil
Ao acordar você dá uma olhada na previsão do tempo, espia os feeds de notícias no Facebook e responde algumas mensagens no WhatsApp. Tudo isso de forma rápida pela internet. Interações desse tipo produzem diariamente 2,5 quintilhões de bytes de dados no mundo. É nessa hora que o profissional de Big Data entra para organizar todas as informações e transformá-las em dados valiosos.
Segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica da PUCPR, Edelclayton Ribeiro, o termo Big Data significa um grande volume de dados que podem nos levar a um universo muito variado. Mas ele destaca que essa coleta e armazenamento não é algo novo.
“Isto vem evoluindo com o tempo, principalmente da associação destes dados com características como: volume grande, alta velocidade de transmissão, variedade de formatos e origem e complexidade diante das múltiplas fontes”, comenta Ribeiro.
Exemplo é o caso recente do escândalo envolvendo Facebook e Cambridge Analytica, que utilizaram informações dos usuários na estratégia de divulgação de notícias sobre a Eleição de Trump. Mas não precisa ir muito longe para descobrir a importância desse profissional. No ambiente corporativo, a alta competitividade faz com as empresas desenvolvam cada vez mais habilidades em gerir de forma eficaz um grande volume de dados e transformem em informação de qualidade.
Por isso, cresce no mercado a busca por especialistas em Big Data. O cargo está entre os cinco mais demandados pelo mercado brasileiro em 2017, de acordo com levantamento da empresa de recrutamento Michael Page. Para Ribeiro, o profissional de Big Data necessita ir além das tecnologias e estratégias destinadas a gestão de grandes volumes de dados. “É preciso conhecer como isto é visto dentro das organizações, enquanto recurso estratégico destinado a alavancar a capacidade competitiva e de efetivação de novos negócios das empresas”, finaliza Ribeiro.
Serviço:
O vestibular agendado para a Graduação Online da PUCPR está com as inscrições abertas. O candidato deve acessar o site https://www.pucpr.br/online para se inscrever. São dez opções de cursos superiores na área de tecnologia com início no segundo semestre de 2018. Os cursos são: Análise em Desenvolvimento de Sistemas, Big Data e Inteligência Analítica, Gestão Comercial, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão de Marketing em Mídia Digitais, Tecnologia em Gestão Financeira, Gestão Hospitalar, Logística, Processos Gerencias, Gestão de Recursos Humanos.