Voluntários retiram seis toneladas de lixo da Baía de Guaratuba em mutirão de limpeza
11 de junho de 2018
Cerca de 400 pessoas participaram da 11ª edição do mutirão de limpeza da Baía de Guaratuba (Foto: Divulgação/Instituto Guaju)
Quatrocentos voluntários participaram de um mutirão de limpeza que recolheu seis toneladas de lixo da Baía de Guaratuba, no litoral do Paraná, no sábado (9).
Foram aproximadamente seis horas de trabalhos das equipes participantes. Entre os materiais coletados estão objetos de plástico, embalagens, restos de equipamentos de pesca e até uma geladeira e um fogão, que haviam sido jogados no mar.
O material recolhido foi encaminhado para a Associação de Coletores de Guaratuba, que faz a separação do lixo e verifica o que pode ser comercializado por eles.
Mutirão
Grupos de estudantes, servidores públicos, pescadores profissionais e amadores, mergulhadores e uma cooperativa de funcionários de uma agência bancária participaram da 11ª edição do mutirão.
Quarenta e cinco embarcações foram usadas para o trabalho de recolhimento do lixo, que abrangeu 55% da área da baía.
O mutirão de limpeza é promovido anualmente pelo Instituto Guaju, em parceria com o Instituto Paranaense de Apoio à Reciclagem (Inpar), Cooperativa Sicoob PR, Instituto Sicoob, Faculdade Isepe, Prefeitura de Guaratuba, além de outras entidades e empresas.