Hemepar convoca doadores para garantir estoque durante o Carnaval
7 de fevereiro de 2018
Com a queda de até 40% nas doações de sangue nos feriados, o Hemepar, responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque da rede pública, está convocando as pessoas para manter o estoque em níveis regulares. São 384 hospitais cadastrados, que necessitam de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia.
Para manter o nível da reserva, o órgão convida tanto os paranaenses como turistas que estiverem de passagem pelo estado a doarem sangue antes e após o feriado de Carnaval. As 21 unidades de todo Paraná funcionam normalmente até sábado (10), e retornam na quarta-feira (14), a partir das 13 horas.
O diretor-geral do Hemepar, Paulo Roberto Hatschbach, alerta que em feriados e datas comemorativas as coletas tendem a cair e explica que as doações após o Carnaval também são importantes em decorrência da validade das plaquetas de sangue. “As plaquetas têm vida útil de cinco dias. As doações durante essa semana não garantem o estoque do feriado inteiro. A coleta do sábado, por exemplo, atende a necessidade até quinta-feira”, disse.
Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas. Em 2017, foram coletadas 188.266 bolsas, um crescimento de 6% na comparação ao ano anterior. A hemorrede recebe 17 mil candidatos à doação por ano e, em média, 14 mil estão aptos a doar. A rede também é responsável pelo atendimento de 2.135 pacientes portadores de doenças do sangue, como coagulopatias e hemoglobinopatias.
Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito ao certificado de doador fidelizado. O documento garante benefícios como meia-entrada em shows, cinemas, exposições e jogos, entre outros eventos culturais e esportivos.
Para ser um doador é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos. É preciso levar documento oficial com foto e menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
O banco de sangue funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 8h às 18 horas.